Teatro Municipal Chacao / ODA

O Centro Cultural Chacao servirá como a sede da Orquestra Municipal de Chacao – pertencente ao Sistema Nacional de Orquestras – este complexo formado por duas etapas, está inserido em um lote com área de 2126,02 m².

Cortesia ODA

No âmbito da implementação de uma estratégia de design que parte da análise exaustiva do programa de áreas requisitado, e da relação deste com o terreno e seu entorno, para se obter uma edificação funcional, buscamos acomodar os requisitos da Fundação Cultural Chacao completando a primeira etapa do Centro Cultural localizado à leste do lote (desenho origina do Arquiteto Álvaro Rodriguez e remodelado posteriormente por nosso escritório) aderindo respeitosamente em sua segunda etapa, o teatro, que abriga qualquer manifestação das artes cênicas, além de eventos de cunho social e corporativo; se localiza à oeste do lote, com uma superfície extremamente limitada (1200 m²): daí o imperativo de sua máxima ocupação.

Cortesia ODA

O resultado foi uma edificação de 3000 m² com capacidade para 600 aproximadamente espectadores, é constituído principalmente de três elementos:

O palco de 16 x 11 metros conformando uma área em planta de 172,32 m² e uma boca de cena de 12 metros de largura por 10 metros de altura, o qual possui um suporte de 35 metros de altura, desde o nível da rua.

Cortesia ODA

O volume principal da platéia se estende e expande para alojar os camarotes; gerando uma forma dinâmica. Esta se insere à primeira etapa adjacente, a partir da qual surge a entrada. Os espaços cobertos e a sala de exposições desta última, fornecem um grande foyer através do qual se distribui o acesso à sala em 3 diferentes níveis.

Debaixo da platéia se encontram os serviços próprios ao teatro: o primeiro subsolo compreende oficinas administrativas e os sanitários para os espectadores. O segundo e terceiro subsolos abrigam os camarins, oficinas, salas de ensaio e áreas de serviço em geral.

Cortesia ODA

Todos os níveis da segunda etapa interagem com os da primeira, obtendo assim, conexão e unidade. Tais ligações se desenvolvem no nível tamanaco ou acesso, através do hall de entrada que comunica ao auditório e ao nível do palco. E no nível do anfiteatro da primeira etapa que comunica ao palco e ao subsolo.

O uso de materiais da segunda etapa guarda uma relação estreita com a primeira, com o emprego de metais, cores alaranjadas, tons verdes, madeira e concreto para assim manter uma sincronização entre o atual e o futuro.

Cortes

A estrutura conta com dois sistemas de circulação vertical, que foram realizados de madeira mista: concreto até a platéia e camarotes; e a parte superior foi feita com uma estrutura metálica triangulada com nós; o que permite a adaptação do teto às variações espaciais do programa.

Cortesia ODA

Em conclusão, este Teatro é uma exploração do aproveitamento máximo do espaço, através de uma estrutura topológica que cresce e se adapta segundo suas múltiplas necessidades programáticas.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:ODA oficina de arquitectura
  • Ano: 2011
  • Área construída: 3000 m²
  • Área do terreno: 2126 m²
  • Endereço: Municipio Chacao Caracas Venezuela
  • Tipo de projeto: Cultural
  • Operação projetual:Ampliação
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal
  • Estrutura: Metal e Concreto
  • Localização: Municipio Chacao, Caracas, Venezuela
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: ODA oficina de arquitectura – Juan Andrés Machado, Eric Brewer
  2. Chefe de Projeto: Arq. Nelly Reyes
  3. Equipe de Projeto: Ana Perozo, Myron Sullivan, Angel Peña Villegas, Oscar Paco Ramirez, Ricardo Hernández, Gabriel González, Maria Isabel Hoz de Vila, Carlos Arleo, Juan Andrés Ron Pedrique, Diego Luna, Br. Roque Montenegro
  4. Maquete: Arq. Víctor Sánchez

Informação Complementar:

  1. Projeto Estrutural: Eng. Carlos Arias
  2. Projeto Instalações Elétricas: Caicos Ingeniería – Eng. Hugo Hernández
  3. Projeto Instalações Sanitárias: Eng. Ketty Moretti & Roman Chomiak
  4. Projeto Instalações Mecânicas: Plyma Oficina Técnica C.A – Eng. Narciso Planas
  5. Projeto Instalações Contra Incêndio: Eng. Percy Pittaluga
  6. Projeto de Audio: S & M. AUDIO. – Eng. Giuliano Molgora
  7. Projeto de Mecânica Teatral e Iluminação Profissional: HELIOS – Eng. Humberto Bermúdez
  8. Projeto de Segurança: Novenca
  9. Topógrafo: Ricardo Giufrida
  10. Estudo de Solos: Eng. Luís Eduardo Galavis
  11. Cálculos: Arq. Jorge Mejia
  12. Construtora: Inarteca S.A
  13. Inspeção de Obra: Paredes H e P Ingeniería C.A
  14. Supervisão Arquitetônica: ODA

  1. Cliente: Fundación Cultural Chacao, Diana López
  2. Projeto: Junho – Setembro 2006
  3. Construção: 2010-2011

Sobre este escritório
Cita: Romullo Baratto Fontenelle. "Teatro Municipal Chacao / ODA" 21 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-81728/teatro-municipal-chacao-oda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.